Lentes filtrantes

Saiba mais sobre os filtros medicinais que auxiliam a visão de pacientes com alterações retinianas moderada e grave

Muitas pessoas que apresentam alterações anatômicas e funcionais na retina queixam de sensibilidade a luz, fotofobia e diminuição da sensibilidade ao contraste (a clínica CEO-Bauru possui uma ferramenta capaz de averiguar o teste de sensibilidade ao contraste).

As lentes filtrantes ("filtros medicinais") são colorações de altíssima precisão, que impedem a passagem de alguns espectros de luz à retina (onde a energia luminosa é convertida em sinais pelas células fotossensíveis - os cones e bastonetes - até chegar ao cérebro). Cada filtro possui uma indicação específica, devendo ser testada no paciente e avaliar o conforto e melhora visual.


Vantagens dos filtros medicinais

São basicamente seis vantagens que os filtros medicinais promovem para pacientes com lesões retinianas:

1- Redução do glare (ofuscamento da luz - mais evidente na direção noturna)

2- Maior conforto visual

3- Proteção ocular contra os efeitos deletérios da luz solar (ultravioleta)

4- Redução da transmitância (fração de radiaçãoo incidente transmitida pelo meio)

5- Melhor sensibilidade ao contraste

6- Maior adaptação à luz ambiente


Considerações

A coloração da lente não é a única determinante de conforto visual. O médico oftalmologista deve estar atento a avaliar também a curva de transmitância da luz, densidade óptica, fotocromicidade, polarização, proteção da luz UV entre outros detalhes.

Cada filtro possui uma indicação específica, como mostra a figura abaixo. Converse com seu médico oftalmologista para mais informações. A clínica CEO Bauru possui dez lentes medicinais com excelente aceitação.





Exemplo de filtro medicinal


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo