Lentes esclerais

A modernidade e conforto das lentes associado a uma qualidade visual satisfatória


As lentes esclerais são uma nova opção que vem ganhando cada vez mais aceitação tanto dos médicos oftalmologistas quanto dos pacientes. São lentes de contato rígidas gás-permeáveis com um diâmetro maior que as lentes de contato rígidas tradicionais. Tal característica confere uma excelente visão, bastante conforto e estabilidade da lente, pois há inúmeras curvaturas que se adaptam em diferentes tipos de irregularidade da córnea.


As principais indicações para o uso de LC RGP escleral são:

✔️Intolerância à outros tipos de lentes de contato


✔️Ectasias corneanas primárias (ceratocone, ceratoglobo e a degeneração marginal pelúcida)


✔️Astigmatismos irregulares secundários a transplante de córnea (cirurgia refrativa e trauma perfurante)


✔️Afacia


.✔️Altas ametropias (miopia/ hipermetropia)


✔️Doenças cicatriciais da córnea e conjuntiva (síndrome de Stevens-Johnson, penfigoide ocular cicatricial)


✔️Entrópio cicatricial


✔️Ceratite pós-herpética


✔️Olho seco severo (ceratopatia de exposição, deficiência congênita das glândulas de Meibomius, ceratoconjuntivite límbica superior e síndrome de Sjögren)


As indicações do uso terapêutico de lentes esclerais decorrem da sua capacidade de retenção da lágrima sobre a superfície da córnea, bastante benéfica em condições de olho seco severo e proteção da superfície ocular no caso de ceratite de exposição e anormalidade de cílios e pálpebras.


O índice de sucesso na adaptação da lente escleral chega a ser 90%, o que é um excelente resultado e uma nova oportunidade para pacientes com ceratocone, principalpemte os que tem a doença mais avançada. Se quiser saber mais sobre a lente escleral, procure um oftalmologista especialista em córnea de sua confiança. #ceobauru #lenteescleral #oftalmologia



0 comentário