top of page

Dos séculos ao femtossegundo

A história da oftalmologia é encantadora! Desde o culto ao deus egípcio Hórus (5.000 anos atrás), passando pela primeira prótese humana (2a guerra mundial) e hoje com a tecnologia de femtossegundo, a ciência dos olhos contribuiu para o avanço da humanidade em diversas formas.



A oftalmologia na antiguidade

A Oftalmologia é uma das especialidades mais antigas da Medicina, os estudos sobre ela começaram desde os tempos remotos.

Segundo relatos históricos, as primeiras descobertas na área foram realizadas pelos egípcios antigos. Mas foram os gregos que instituíram a oftalmologia clínica, sendo os responsáveis pelo seu avanço.

Já os primeiros registros sobre a anatomia ocular surgiram a partir dos estudos do considerado “pai da medicina”, Hipócrates (460 a.C. – 377 a.C.).

Na Idade Média (entre os séculos V e XV), a oftalmologia começou a ser praticada, mesmo que de maneira não organizada.

Mas foi somente no século XVII que os progressos na área aceleraram. Nomes como Kepler, Descartes e Christoph Scheiner merecem destaque pois foram os responsáveis por descobertas sobre a refração ocular.

Neste período também houve as primeiras descrições sobre deficiências visuais e cegueira noturna.

A evolução da oftalmologia

Após o século XVII, tivemos alguns acontecimentos que marcaram a história da oftalmologia, vamos conhecer os principais deles:

– Séc. XVIII: estudos sobre a catarata avançaram e também houve outros progressos cirúrgicos.

– Séc. XIX: após várias descobertas, o primeiro curso da especialidade de oftalmologia foi ministrado na Alemanha, na Universidade de Göttingen. Houve ainda as primeiras descrições sobre o astigmatismo e a invenção do oftalmoscópio por Von Helmholtz.

– Séc. XX: foi marcado pelo desenvolvimento e implantação da primeira lente de contato, feita de polimetilmetacrilato (PMMA) e pelos avanços no campo cirúrgico, principalmente depois da 2ª Guerra Mundial.

A evolução da oftalmologia não parou por aí, cada vez mais novos estudos são realizados e técnicas são aperfeiçoadas, fazendo com que diagnósticos sejam cada vez mais precisos e, os tratamentos, mais eficazes.

Hoje em dia, o acesso a tratamentos inovadores é capaz de devolver a qualidade de vida dos pacientes.

A oftalmologia hoje: principais avanços

Doenças oculares podem afetar pessoas de todas as idades, mas é notável que hoje em dia, devido ao uso de muitos aparelhos eletrônicos, esses problemas incomodem pacientes cada vez mais jovens.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revelam que mais de 35 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de limitação na visão.

A boa notícia é que graças aos avanços da medicina na área oftalmológica, hoje existem diversos tratamentos que podem garantir qualidade de vida e autonomia das pessoas que possuem essas limitações.

Vamos conhecer algumas tecnologias disponíveis no mercado que contribuem para a saúde ocular:

Laser de Femtosegundo

O laser de femtosegundo opera com pulsos extremamente rápidos, tão rápidos que são medidos em uma unidade de tempo chamada femtosegundos. Ele é atualmente utilizado em cirurgia refrativa e na cirurgia de catarata.

Além de garantir resultados precisos e seguros, ele também é visto como um substituto da lâmina de bisturi, oferecendo assim, uma recuperação mais tranquila.

Lentes Intraoculares

Uma das principais tecnologias utilizadas na cirurgia de catarata são as lentes intraoculares, capazes de restabelecer a visão do paciente.

Lentes de contato

O Brasil tem cerca de 8,4 milhões de usuários de lentes de contato para uso corretivo de grau ocular, de acordo com a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato (Soblec).

As lentes de contatos surgiram como alternativa eficiente e confortável para pacientes que enfrentam patologias oculares como miopía, presbiopia, astigmatismo e hipermetropia.

Elas existem nos mais variados tipos: gelatinosas, rígidas, multifocais, estéticas, entre outras.

Tomografia de Coerência Óptica

A Tomografia de Coerência Óptica (OCT) é um exame complementar que, através de imagem, permite a análise de detalhes microscópicos da câmara anterior do globo ocular.

Ele foi desenvolvido para auxiliar o médico oftalmologista no diagnóstico de diversas doenças, como por exemplo, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade.

Além dessas tecnologias, podemos citar tratamentos com crosslinking e anel Intraestromal, plugs de ponto lacrimal e técnicas de blefaroplastia, que vêm revolucionando a medicina e possibilitando tratamentos eficazes e seguros para pacientes com patologias oculares.

Se você sofre com algum problema ocular e busca por segurança, previsão e certeza de diagnóstico, agende a sua consulta na Olhar Prime.

Contamos com uma equipe profissional altamente qualificada e especializada no tratamento de diversas doenças oculares. Não deixe sua saúde ocular para depois!

bottom of page