A retina é uma camada fina de tecido que reveste o globo ocular. Sua função é transformar o estímulo de luz em estímulo nervoso e enviar ao cérebro para formar a visão. Se houver o descolamento disso, compromete a visão.
O tipo principal é o regmatogênico. Isso ocorre quando há descolamento do vítreo posterior (gel que preenche o olho), que leva a rasgadura da retina permitindo que o líquido do próprio olho passe por esta rasgadura e se acumule atrás da retina.
A causa pode ser por alta miopia, trauma ou até espontânea. Os sintomas iniciais na visão são moscas volantes, manchas escuras ou flashes de luzes.
Existem várias formas de tratamento, depende do tamanho do descolamento e do estado da retina. Quanto antes descoberto, maiores as chances de recuperação.
O descolamento de retina é uma urgência, se sentir qualquer alteração, procure um oftalmologista. Importante, mesmo que não tenha sintomas, fazer exames regulares, para ver se tem algum indício de descolamento de retina ou qualquer outra doença na visão.
Cuide da sua visão e compartilhe esse conteúdo com quem precisa saber dessa informação!