Cuidados com os olhos no outono



O tempo seco e as temperaturas amenas do outono favorecem doenças oculares, as mais comuns são alergias nos olhos, conjuntivite e síndrome do olho seco. Abaixo, explicamos um pouco mais sobre cada uma e quais cuidados devemos ter. Alergia nos olhos: acontece porque nessa época os olhos ficam menos lubrificados e mais expostos à poluição.

Como prevenir: deixe o ambiente arejado, use panos úmidos para tirar pó, substitua a vassoura pelo aspirador de pó, evite plantas, flores e animais com pelo dentro de casa, não coce ou esfregue os olhos.

Conjuntivite: é uma irritação ou inflamação da membrana externa do olho chamada conjuntiva, pode ser causada por alergias ou por infecção bacteriana ou viral. Os sintomas são irritação nos olhos, vermelhidão, sensibilidade à claridade, inchaço na pálpebra e coceira. É contagiosa. Como prevenir: lave as mãos frequentemente, não coce ou esfregue os olhos, evite aglomerações e locais fechados, não compartilhe objetos pessoais como maquiagem, toalha, fronhas etc.

Síndrome do olho seco: é quando se tem diminuição na quantidade de lágrimas nos olhos e isso causa coceira, ardência e vermelhidão.


Como prevenir: beba bastante água, coma frutas e verduras ricas em vitaminas A e E, use umidificador ou vasilhas de água para umedecer os ambientes, evite ficar em frente ao ar condicionado.


Vimos que alguns sintomas são parecidos, por isso, é importante procurar um oftalmologista para receber o diagnóstico e tratamento correto.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo