Conheça as partes externas dos olhos e suas funções


Pálpebras: são dobras finas de peles. Tem duas funções importantes: proteger e ajudar a manter a lubrificação dos olhos - quando piscamos o filme lacrimal fica distribuído de forma regular na superfície ocular.


Cílios: servem como uma importante barreira capaz de impedir pequenas partículas, como poeira e microrganismos, atinjam nossos olhos.


Esclera: chamada popularmente de “a parte branca do olho”. Serve para proteger as estruturas mais internas do globo ocular e fixar os músculos que permitem o movimento dos nossos olhos.


Íris: a cor dos nossos olhos. Sua função é controlar o nível de luz que passa pela pupila.

Córnea: é a parte transparente que recobre a frente de nossos olhos, ela fica sobre a íris e a pupila. Sua função é deixar passar a luz e também ajudar a localizá-la.


Pupila: é a área preta no meio da íris e corresponde a um orifício que regula a entrada de luminosidade nos olhos, sendo assim, protege os olhos da luz excessiva, como em dias ensolarados, e permite a entrada de mais luz em situações de baixa luminosidade, garantindo qualidade e nitidez da visão.


Conjuntiva: é uma membrana mucosa, transparente, com alguns pequenos vasos, que reveste a parte interna das pálpebras e se estende até a esclera. Protege o globo ocular de corpos estranhos e como toda mucosa que entra em contato com o meio externo, pode sofrer infecções ou inflamações (conjuntivites).


Viu como as partes dos nossos olhos são importantes?! E importante também é cuidar delas! Se perceber qualquer alteração, procure um oftalmologista!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo