Retina

MOSCAS VOLANTES

 

                  Muitas pessoas enxergam pequenos pontos, manchas, fios ou teias de aranha que se movem na frente de um ou de ambos os olhos. São chamadas de moscas volantes e são percebidas mais facilmente em ambientes claros.

                  A substância gelatinosa (vítreo) que preenche o fundo de nossos olhos é totalmente transparente quando nascemos. Com o processo natural de envelhecimento perde a transparência em alguns pontos.

                  Aparecem com mais freqüência em pessoas com miopia, que foram submetidas a cirurgia de catarata e que tiveram inflamação dentro do olho.

                  As moscas volantes devido ao envelhecimento do vítreo não necessitam de tratamento. Com o passar do tempo elas geralmente aparecem menos e se tornam menos irritantes.

                  Algumas moscas volantes podem ser sintomas de problemas graves, como por exemplo, o descolamento de retina. A única forma de se descartar um problema como esse é sendo examinado por um oftalmologista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                        Moscas volantes

 

 

DESCOLAMENTO DE RETINA

 

                  No fundo de nossos olhos existe uma fina camada chamada retina que responde pela formação da imagem e envio para o cérebro que transformará em visão.

                   Na frente da retina e em contato com ela existe uma substância gelatinosa chamada vítreo que com o processo natural de envelhecimento se solta da retina (esse processo se chama descolamento do vítreo).

                  No descolamento do vítreo, em alguns casos, pode ocorrer a formação de rasgos na retina em virtude de existir áreas de forte adesão entre eles. Com o surgimento de um ou mais rasgos na retina, o vítreo pode entrar pelo rasgo e caminhar por trás da retina soltando-a (esse processo se chama descolamento de retina).

                  Quando ocorre o descolamento de retina a pessoa pode perceber uma sombra em seu campo de visão que tende a ir aumentando de tamanho com o passar do tempo. Sua visão pode ser parcialmente ou totalmente comprometida dependendo do quanto sua retina foi comprometida.

                   O diagnóstico só é possível através do exame de um oftalmologista.

          Os rasgos na retina quando diagnosticados são tratados com laser e evitam o descolamento de retina. Quando já existir o descolamento de retina o tratamento é cirúrgico.

 

 

 

 

 

 

 

                     

 

 

 

 

 

 

                                                          

 

                                                         1- Rasgo na retina

                                                   2- Descolamento da retina

 

 

DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONA À IDADE

                 

                  No fundo dos olhos existe uma fina camada chamada retina que reponde pela formação da imagem e envio para o cérebro que transformará em visão. O centro da retina chama-se mácula e é responsável pela visão de detalhes.

                  A degeneração macular ocorre, na maioria dos casos, em pessoas com idade superior aos 50 anos. É uma doença degenerativa da retina que afeta a mácula e, portanto, causa perda progressiva da visão central. Existem dois tipos de degeneração macular relacionada à idade: forma seca e forma úmida.

                  A forma seca ocorre na maioria dos casos de degeneração macular relacionada à idade e normalmente não causa perda total da visão central. Pode causar desde pequenas alterações na visão como pode com o passar do tempo dificultar algumas tarefas que exigem visão perfeita.

                  A forma úmida ocorre na minoria dos casos de degeneração macular relacionada à idade (cerca de 10%). Na forma úmida vasos sanguíneos anormais crescem na região da mácula. Sua evolução pode ser rápida e causar perda da visão central.

                  O tratamento da forma seca é feito com uma combinação de vitaminas e minerais. Na forma exsudativa realiza-se o tratamento com aplicações de medicamentos no vítreo (substância gelatinosa que preenche nosso fundo do olho e que fica na frente da retina).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

           Degeneração macular forma úmida                              Degeneração macular forma seca

 

 

 

RETINOPATIA DIABÉTICA

 

                  A retinopatia diabética é a complicação causada pelo diabetes no olho. No fundo de nossos olhos existe uma fina camada chamada retina que responde pela formação da imagem e envio para o cérebro que transformará em visão. A retina é formada por muitos vasos sanguíneos que com o tempo podem ser afetados pelo diabetes causando hemorragias dentro do olho.

                  No início o diabético pode não perceber alterações na sua visão mesmo já tendo hemorragias na retina (retinopatia diabética). Por esse motivo é importante o diabético fazer exame de mapeamento de retina (também conhecido como exame de fundo de olho), periodicamente, com um oftalmologista. O diagnóstico precoce das hemorragias pode evitar complicações maiores no futuro.

                   O tratamento inicialmente pode ser apenas acompanhamento, como pode ser necessária a aplicação de laser para tentar estacionar a retinopatia diabética. Em casos mais graves pode ser necessário cirurgia.

Como a retinopatia diabética é uma complicação causada pelo diabetes, é importante durante e após o tratamento manter a doença bem controlada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    

 

                                                                       Retinopatia diabética

Av. Comendador José da Silva Martha 10-35 (Dr Jorge Germano e Dr Renato Germano)

Rua Floriano Peixoto 18-08 (Dr Flávio Rodrigues e Silva)

Rua Floriano Peixoto 18-14 (Dr Kleber Giafferis)

Rua Floriano Peixoto 18-20 (Dr Rogério Kawai)

Rua Floriano Peixoto 18-26 (Dr Daniel Mattos Silva)

Tel: (14) 3234-4442

Tel: (14) 3234-2822

Tel: (14): 3234-8288

Tel: (14) 3241-1248

Tel: (14) 3010-9191

Top 5 assuntos mais vistos

Cirurgia de catarata a laser

Cirurgia Refrativa LASIK

Plástica ocular

Laser para glaucoma (SLT)

Residência médica

Nossos serviços

Horário de atendimento

Segunda-feira                      06:40 - 18:00

Terça-feira                           06:40 - 18:00

Quarta-feira                         06:40 - 18:00

Quinta-feira                         06:40 - 18:00

Sexta-feira                          06:40 - 17:00

​Sábado                               08:00 - 12:00                        

©  CENTRO DE EXCELÊNCIA EM OFTALMOLOGIA - BAURU                                         

  • Facebook CEO Bauru
  • Instagram CEO Bauru