Você teria coragem?

Site promete entrega de kit cirúrgico para realizar LASIK em casa sem necessidade do médico oftalmologista

Um dos sites mais polêmicos é o www.lasikathome.com criado em 2004, mas que até hoje gera várias discussões e uma quantidade enorme de encomenda do kit.

A ideia (revolucionária) do site consiste na venda de kit cirúrgico para correção de grau, chamada cirurgia refrativa. De acordo com o site, você compra o kit cirúrgico domiciliar que inclui a entrega de um manual de “auto-cirurgia”, colírios anestésicos, camiseta, boné, protetor ocular e o revolucionário Scal-Pal™ Scanning Adjusting Laparascopic Personal Laser, que inclui o laser de femtosegundo e Excimer Laser num mesmo equipamento pequeno e portátil. O cliente precisa apenas ajustar o grau da miopia/ astigmatismo/ hipermetropia desejado e seguir as recomendações do manual. O site ainda conta com 3 citações positivas do aparelho, garantindo a satisfação dos usuários.


Os quatro passos para realizar a própria cirurgia, em casa!... extraído do site lasik at home


Não demorou muito para o assunto se espalhar com grandes discussões na medicina e vários pedidos do kit cirúrgico. A American Medical Association solicitou a proibição do produto e a American Academy of Ophtalmology escreveu um decreto contra-indicando a cirurgia doméstica por motivos evidentes de segurança e pela complexidade que o assunto merece.

Após algumas semanas, descobriu-se que o site é falso, inventado para analisar o comportamento (de insanidade) das pessoas diante um “sonho” de se ver livre de óculos, mesmo que coloque os olhos em risco. Esse site talvez tenha sido a primeira “fake news” do mundo da oftalmologia e que infelizmente muita gente caiu.

Cuide bem dos seus olhos, e procure sempre um oftalmologista de sua confiança!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo