As lentes de contato são uma ótima alternativa para a correção de problemas de visão, mas demanda cuidados contínuos para que o paciente tenha um excelente proveito. A seguir, listamos algumas orientações: - Antes de colocá-las ou tirá-las, lave bem as mãos com água e sabão para evitar qualquer tipo de contaminação. - Limpe elas e o estojo regularmente com produtos apropriados. A higienização é fundamental.
- Não coce os olhos. As lentes têm um ajuste focal adequado à posição das pupilas, se coçar, pode ser que elas saiam do lugar. E mais: as mãos também podem carregar microrganismos e levá-las aos olhos viabiliza contaminação e infecção.
- Não use qualquer colírio. Como a vista fica ressecada, é comum pingar umas gotas nos olhos, mas use apenas o que for indicado pelo oftalmologista.
- Não durma com as lentes. Alguns modelos permitem isso, mas não é recomendável. O risco de ter lesões nos olhos é alto porque priva a córnea de oxigenação.
- Fique atento a data de validade. Após o prazo determinado pelo fabricante, ela perde a segurança e a eficácia.
Fazer os procedimentos de forma correta, faz com que você use as suas lentes por mais tempo e sem problemas. Qualquer dúvida, procure um oftalmologista.
Importante: Não se exponha a riscos desnecessários e não compre lentes sem indicação médica, pois cada pessoa tem uma necessidade diferente. Cuide dos seus olhos!