O que é mosca volante?

O que é mosca volante? Existe algo que possa fazer pra eliminá-los? Quando devo me preocupar?

Os pontinhos que ficam flutuando na frente da visão são chamados de "moscas volantes". Normalmente eles se movem de acordo com o movimento dos olhos, deslocando-se para onde você dirigir olhar, gerando incômodo.

A causa das moscas volantes costuma ser a liquefação do vítreo, principalmente pelo processo de envelhecimento e diminuição de água do organismo. Com o passar dos anos, o humor vítreo ("gelatina do olho") vai se tornando liquefeito, fazendo com que as suas fibras se colabem, formando pequenos grumos (proteínas ou pequenas partículas de vítreo que ficam condensadas) ou filamentos dentro do olho. Os grumos também costumam aparecer mais em altos míopes, pessoas com diabetes, após cirurgia de catarata e/ou traumas oculares

DAs moscas volantes passam a preocupar quando aumentam de modo significante em um pequeno intervalo de tempo e também quando há sensação de flashes luminosos, que podem sugerir rasgos na retina.

Como o surgimento das moscas volantes é decorrente basicamente de um processo natural de envelhecimento , não há tratamento específico para esta condição. A clínica CEO, no entanto, disponibiliza algumas dicas: mantenha sempre hidratado (há relatos que beber água de coco, rico em ácido hialurônico, reduza a formação de grumos no humor vítreo mas sem evidencia científica comprovada),  leve hábitos saudáveis com alimentação balanceada, prática regular de atividade física; consulte frequentemente seu médico e passe por uma consulta anual com seu oftalmologista.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo