O femtossegundo e a revolução da oftalmologia

O laser de femtossegundo revolucionou as áreas cirurgia de catarata,

de implante de Anel Intra-estromal, transplante de córnea, cirurgia refrativa LASIK




Mecanismo do laser femtossegundo

O laser de femtossegundo trabalha com um pulso ultrarrápido, menos de um quadrilhão de segundo (10 elevado a -15) de luz infravermelha em uma frequência precisa e segura para que aconteça o fenômeno de fotodisrupção, isto é, a separação de um material a nível molecular sem que haja a transferência de calor ou impacto tecidual. Cada femtossegundo corresponde a um milésimo de um picosegundo, ou a um milionésimo de um nano segundo ou a um quadriolhesimo de um segundo. Dificil de entender? Imagine o tempo de um segundo e agora divida-o por um bilhão. Pegue esta bilhionésima parte de um segundo e divida por novamente por um milhão. Assim, chegamos a um femtosegundo. Assim, este laser consiste em nos proporcionar máquinas extremamente mais rápidas, o que lhe confere diversas vantagens sobre outros tipos de lasers, principalmente no que diz respeito à precisão e à segurança em procedimentos cirúrgicos.

Esse pulso ultrarrápido de energia – com comprimento de onda de aproximadamente 1.052nm e duração extremamente pequena – chega a superfície corneana através de um disco de aplanação preso ao olho por um anel de sucção.

O contato do laser com o estroma cria uma cavitação de aproximadamente 1u na espessura corneana, que se expande em forma de bolha de gás (CO2 e água), separando as lamelas. Ao ser absorvida pelo processo de bomba endotelial, o biproduto (CO2 e água) deixa um espaço livre, levando à clivagem corneana. Vários pontos são feitos, unindo-se para criar um plano de clivagem perfeito.

Indicações

Flap para Lasik

Uso mais difundido do laser de femtosegundo. O modo raster pattern é utilizado para a criação de um flap com parâmetros programáveis de profundidade, espessura, diâmetro da circunferência, localização e tamanho do pedículo.

Têm apresentado flaps de espessura mais homogênea ao longo de sua extensão, enquanto o microcerátomo tende a criar um flap irregular, espresso na periferia e mais fino no centro.

Catarata

O laser de femtosegundo age através de um mecanismo de fotodisrupção, promovendo a dissecção dos tecidos pela formação de microbolhas e vapor de água. Vários trabalhos demonstram sua vantage na confecção das incisões, podendo se padronizar tanto o seu formato, sua largura e comprimento, como também o seu correto poscionamento.

A capsulorrexe, um dos passos considerados fundamentais na cirurgia, pode ser dimensionada e posicionada com uma precisão muito maior que quando confeccionada manualmente, mesmo que seja por cirurgiões experientes.

Ceratoplastias

O laser de femtossegundo permite a realização de ceratoplastia total, lamelar anterior ou posterior, todas com maior precisão na incisão e centralização do botão.

Tanto a córnea receptora quanto a doadora ficam precisas e regulares, proporcionando uma adesão quase perfeita entre si, com grande superfície de contato e coaptação hermética.

Isso leva a menor tensão nas suturas, menor número de pontos e consequentemente, menor astigmatismo pós-operatório, bem como a uma reabiliatação visual muito mais rápida.

Também há menor perda endothelial com o uso do laser de femtosegundo, quando comparado ao microcerátomo. É possível criar planos corneanos em três dimensões, portanto várias formas são realizadas além da incisão-padrão e angulada, como por exemplo, cartola, cogumelo e “zigue-zague”

Anel intraestromal

O femtosecond laser também é responsável pela criação de tuneis corneanos para introdução e implantação de anéis intra estromais, como anel de Ferrara os quais são usados para corrigir ceratocone ou degeneração marginal pelúcida.

Conclusão

O laser de femtossegundo trouxe aos cirurgiões a possibiildade de incisões perfeitas, personalizadas, previsíveis e reprodutíveis para as cirurgias corneanas. Consequentemente, também uma cirurgia mais segura e reabilitação visual pós-operatória muito mais rápida, com menor número de suturas.

Av. Comendador José da Silva Martha 10-35 (Dr Jorge Germano e Dr Renato Germano)

Rua Floriano Peixoto 18-08 (Dr Flávio Rodrigues e Silva)

Rua Floriano Peixoto 18-14 (Dr Kleber Giafferis)

Rua Floriano Peixoto 18-20 (Dr Rogério Kawai)

Rua Floriano Peixoto 18-26 (Dr Daniel Mattos Silva)

Tel: (14) 3234-4442

Tel: (14) 3234-2822

Tel: (14): 3234-8288

Tel: (14) 3241-1248

Tel: (14) 3010-9191

Top 5 assuntos mais vistos

Cirurgia de catarata a laser

Cirurgia Refrativa LASIK

Plástica ocular

Laser para glaucoma (SLT)

Residência médica

Nossos serviços

Horário de atendimento

Segunda-feira                      06:40 - 18:00

Terça-feira                           06:40 - 18:00

Quarta-feira                         06:40 - 18:00

Quinta-feira                         06:40 - 18:00

Sexta-feira                          06:40 - 17:00

​Sábado                               08:00 - 12:00                        

©  CENTRO DE EXCELÊNCIA EM OFTALMOLOGIA - BAURU                                         

  • Facebook CEO Bauru
  • Instagram CEO Bauru