Catarata: sintomas e prevenção


A catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo, mas essa doença pode ser muito bem tratada e reversível. Existem vários tipos, mas a mais comum é a catarata senil, a que vem com a idade e é sobre essa que falamos neste post. Dentro do olho existe uma lente chamada cristalino e com o envelhecimento, o cristalino sofre um processo natural de degeneração e vai ficando embaçado, comprometendo a visão - e isso é o que chamamos de catarata.

Sintomas: visão embaçado, visão dupla, sensibilidade à luz, dificuldade para ler, dirigir e andar.

Fatores que contribuem com o aparecimento: idade, histórico de doenças infecciosas nos olhos, diabetes, tabagismo, uso prolongado de colírios à base de corticoides, traumas na região dos olhos. Como diminuir as chances de ter catarata: proteger os olhos do sol, não usar colírios sem a devida prescrição médica, manter o diabetes controlado, ter uma alimentação saudável, evitar o tabagismo, fazer consultas oftalmológicas regularmente.

O tratamento: Se dá por meio de cirurgia. É indicada para quem sente alta queda na qualidade de vida, por estar com a visão comprometida. O procedimento substitui o cristalino enevoado por uma lente intraocular artificial transparente. A cirurgia é bastante efetiva e segura e a recuperação é rápida. A clinica CEO Bauru é referência também nessa especialidade. Nossos médicos estão à disposição para cuidar bem da sua visão.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo