Os alimentos interferem na saúde dos olhos?

Atualizado: 25 de Mar de 2020

Muito mais do que imaginamos, uma alimentação saudável contribui para evitar diversas patologias oculares

Por trás de um costume marcado por inocência, ignorância e rebeldia, um jovem britânico de 17 anos teve profundas alterações visuais. Desde os sete anos, o garoto decidiu adotar como alimentação à base de batata-frita, “Pringles”, as vezes pedaços de pão-branco e de vez em quando fatias de presunto. Nada de frutas, legumes ou verduras.🍟

Passados alguns anos, o jovem apresentou queixa de perda de audição, cansaço e fraqueza e precisou tomar suplementos, mas não seguiu o tratamento, tampouco alterou sua dieta extremamente “seletiva”.

Após 3 anos deste “aviso”, ele foi levado ao Bristol Eye Hospital, devido a perda progressiva da visão. Ele não estava acima ou abaixo do peso, mas estava gravemente desnutrido e os testes oculares confirmava o diagnóstico de cegueira bilateral.

A condição oftalmológica que o adolescente manifestou chama-se Neuropatia Óptica Nutricional, decorrentes da carência de nutrientes, em especial das vitaminas B12 (cobalamina), B1 (tiamina), B3 (nicotinamida) e ácido fólico. Tal patologia pode acometer qualquer pessoa, mas existem alguns grupos de maior risco: pacientes etilistas e tabagistas, vegetarianos estritos além de populações com baixo nível socioeconômico e assoladas pela fome e guerra.

.

O exemplo em casa é fundamental para incentivar uma alimentação saudável e equilibrada para os filhos. Consulte um nutricionista para evitar que esta condição se instale e um oftalmologista para avaliar a saúde dos seus olhos.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo