top of page

Alimentos benéficos para pacientes com glaucoma

Você conhece os alimentos que podem causar benefício para os olhos com glaucoma? Confira aqui!



O glaucoma é uma das principais causas de cegueira irreversível em todo o mundo. É comumente tratado com colírios prescritos, lasers e procedimentos cirúrgicos. Freqüentemente, nossos pacientes perguntam se há algo mais que eles podem fazer para prevenir ou reduzir a chance de progressão da doença.


A pesquisa mostra que alguns suplementos dietéticos podem ajudar a diminuir o risco de desenvolver glaucoma e, potencialmente, retardar a progressão da doença. Os suplementos dietéticos devem ser usados ​​como adjuvantes da terapia tradicional, incluindo colírios prescritos e intervenções cirúrgicas. Sempre pedimos aos nossos pacientes que falem com seus médicos de cuidados primários antes de adicionar qualquer suplemento à sua dieta, pois pode haver contra-indicações para aqueles que estão tomando anticoagulantes ou outros medicamentos sistêmicos


Antes de sugerir suplementos dietéticos a um paciente com glaucoma, é importante compreender a patogênese da doença. Sabemos que a PIO (Pressão Intra-Ocular) elevada, seja pela diminuição do fluxo aquoso ou por um desequilíbrio na produção aquosa, está relacionada à morte das células ganglionares da retina uma característica marcante do glaucoma. A PIO elevada também causa estresse mecânico e tensão no nervo óptico. Outras causas de danos ao nervo óptico e fatores de risco para morte RGC glaucomatosa incluem desregulação vascular que leva a microcirculação prejudicada, fluxo sanguíneo ocular diminuído e perfusão, disfunção mitocondrial e estresse oxidativo.


As opções de suplemento sugeridas acima na tabela têm propriedades que estão sendo investigadas quanto ao seu potencial para reduzir a PIO, aumentando o fluxo de água, diminuindo o estresse oxidativo; proteger o nervo óptico de danos e morte RGC por meio de efeitos neuroprotetores; aumentar o fluxo sanguíneo ocular; e / ou atenuação da disfunção mitocondrial.


A vitamina C é um forte antioxidante que tem o potencial de proteger o nervo óptico contra o estresse oxidativo.7 Um estudo observou que os níveis de vitamina C eram significativamente mais baixos em pacientes com glaucoma de pressão normal (GPN) do que em pacientes de controle saudáveis. No entanto, as evidências sobre se o recebimento de suplementos de vitamina C é protetor contra o glaucoma é misto. Outro estudo mostrou que a vitamina C administrada por via intravenosa reduziu a PIO em 20%, mas em um período de 10 a 12 horas, a PIO voltou ao valor basal. A vitamina C parece ter um efeito osmótico significativo, semelhante ao manitol, mas os suplementos intravenosos não são prático. Outros estudos mostraram que a vitamina C administrada por via oral não teve efeito sobre a PIO.


O magnésio pode ajudar os pacientes com glaucoma, melhorando o fluxo sanguíneo ocular.Ele também tem um efeito neuroprotetor ao inibir a liberação de glutamato, um composto que pode induzir o estresse oxidativo e causar danos ao nervo óptico. Um estudo mostrou que pacientes com glaucoma tomam um suplemento que incluía magnésio - junto com homotaurina, carnosina, forscolina, ácido fólico e vitaminas B1, B2 e B6 - demonstrou uma redução estatisticamente significativa na PIO, bem como melhora na sensibilidade à luz e ao contraste.


Outro suplemento para o tratamento do glaucoma que recentemente ganhou interesse é a vitamina B3, também conhecida como niacina, e um de seus derivados, a niacinamida. A baixa ingestão de niacina foi associada a um risco aumentado de GPN e glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA) . Há um interesse particular na coenzima nicotinamida adenina dinucleotídeo (NAD +), que vem da niacinamida. Um artigo recente concluiu que certos déficits cruciais no glaucoma podem estar ligados a um déficit em NAD + e disfunção mitocondrial resultante. Um grande estudo pré-clínico colaborativo recente abrangendo sete países usou modelos de roedores para simular o glaucoma e descobriu que a nicotinamida tinha efeitos neuroprotetores, sugerindo que este suplemento vale a pena ser testado em ensaios clínicos em humanos


Ômega 3 e Ômega 6


Os ácidos graxos essenciais (AFs) ômega 3 e ômega 6 podem ajudar a diminuir a PIO, aumentando o fluxo aquoso. Um estudo que avaliou a composição sanguínea dos AFs em pacientes com GPAA observou que esses pacientes tinham níveis reduzidos de ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA) em comparação com indivíduos saudáveis. Um estudo animal sugeriu que uma dieta rica em ácidos graxos ômega 3 estava associada a uma PIO mais baixa. Outro estudo mostrou que um aumento no consumo de ômega 3 oral aumentou significativamente o fluxo aquoso e diminuiu a PIO em pacientes com GPN . O mecanismo desse aumento do fluxo aquoso é a atividade das prostaglandinas, que são metabólitos dos ácidos graxos ômega 3. O tratamento de pacientes com glaucoma usando análogos de prostaglandina é um dos pilares das melhores práticas atuais.


Ginkgo Biloba


Ginkgo biloba é um dos suplementos mais promissores para o tratamento do glaucoma. É conhecido por ter propriedades antioxidantes, ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo, estabilizar as mitocôndrias e proteger os neurônios de danos. Os principais componentes identificados no ginkgo biloba são conhecidos como flavonóides, que são compostos polifenóis encontrados em plantas com propriedades neuroprotetoras e antioxidantes. Uma meta-análise sobre o efeito dos flavonóides em pacientes com glaucoma e hipertensão ocular (OHT) mostrou que os flavonóides pareciam desempenhar um papel na redução da progressão da perda de campo visual. Um estudo cruzado randomizado, duplo-cego e controlado por placebo mostrou que a suplementação oral com antioxidantes, incluindo ginkgo biloba, produziu aumentos nos biomarcadores do fluxo sanguíneo ocular em pacientes com glaucoma de ângulo aberto. Outro estudo mostrou que tomar suplementos de ginkgo biloba parecia melhorar os danos existentes no campo visual em alguns pacientes com NTG. A outro estudo envolvendo pacientes com GPN mostrou que o ginkgo biloba também pode ter efeitos desejáveis ​​no sangue ocular fluxo.



Fonte: Nutritional Supplements for Glaucoma (December 2021)


Responsável técnico: Dr Flavio Germano (CRM/SP: 192.136 E RQE: 91.873)

bottom of page