top of page

10 critérios para um bom candidato à cirurgia refrativa

Se o seu desejo é eliminar o uso de óculos, siga as dicas que selecionei



Cirurgia para correção de miopia/hipermetropia/astigmatismo não é para quem quer e sim para quem pode! Há riscos que somente uma boa avaliação com seu médico oftalmologista consegue examinar com detalhes! Mas vamos te passar as dicas mais importantes para que tudo saia da melhor maneira possível com segurança, precisão e satisfação:


Seus olhos devem ser saudáveis

Pacientes que apresentam síndrome do olho seco, infecção ocular e doenças de retina necessitam de intervenção antes de se indicar o LASIK. Durante


A curvatura de córnea deve ser regular

Uma diferença significativa entre a porção superior e inferior da topografia de córnea pode acarretar em ectasia pós LASIK (uma complicação a longo prazo). Quando a topografia de córnea for assimétrica e irregular, é sinal de alerta que merece mais atenção!


A prescrição do óculos deve respeitar certos limites

Quando a miopia/ hipermetropia ou astigmatismo for alto, o médico oftalmologista deve avaliar os riscos de se corrigir o grau. Quanto mais alto for o grau utilizado, maior será a necessidade de remoção de tecido corneano, o que pode comprometer a anatomia e estabilidade da córnea.


Sua córnea deve ter espessura suficiente

É o mesmo princípio do critério anterior: quanto mais grossa for a córnea, mais dioptrias poderão ser corrigidas e se a córnea for fina significa que não poderá ser removido graus elevados. Por regra básica, tentamos preservar 40% do tecido corneano.


A idade é um fator relevante

Embora os livros recomendem realizar a operação acima de 21 anos, muitos oftalmologistas se sentem seguros em indicar a cirurgia em pacientes acima de 18 anos de idade. Pacientes que possuem mais de 40 anos devem estar cientes de fenômeno da presbiopia, na qual haverá dificuldade em enxergar para perto.


Seus olhos devem estar estáveis

Pacientes jovens costumam apresentar instabilidade dos graus de óculos, com mudança importante da prescrição em um ano. A recomendação é aguardar o grau do óculos estabilizar por um ano para que não haja surpresas no futuro.


Doenças auto-imunes contra-indicam a cirurgia

Se você possui doença auto-imune como lúpus, síndrome de Sjoegren, artrite reumatoide, etc. é recomendável não realizar a cirurgia. Diabetes descontrolado e outras condições de saúde devem ser encaminhados para outras especialidades para normalizar a situação.


Alguns medicamentos podem interferir na cicatrização pós-operatória

Medicamentos imunossupressores podem atrapalhara cicatrização; anti-inflamatórios de uso crônico podem piorar a sensação de olho seco e o uso de ozempic deve ser suspenso durante 10 dias antes do procedimento.


Se estiver gestante, é recomendável adiar a cirurgia

A gestação é momento de cuidar do filho e deixar a correção de grau para segundo plano. As alterações hormonais durante a gravidez podem alterar o formato da córnea, levando a alterações temporárias na sua visão. Os colírios utilizados após a cirurgia também podem comprometer o desenvolvimento embrionário.


Você deve ter expectativas realistas

Embora a grande maioria dos resultados da cirurgia LASIK seja excelente, você deve estar ciente dos possíveis efeitos colaterais, riscos e possíveis complicações da LASIK antes de optar pelo procedimento. Independente do procedimento, há riscos e intercorrências que podem ocorrer. Um cirurgião LASIK experiente informará se você é um bom candidato à cirurgia ocular a laser ou se outro tipo de cirurgia refrativa pode ser mais apropriado. É importante informar ao cirurgião todas as informações pertinentes relacionadas ao seu histórico médico e de saúde para garantir que você obtenha os melhores resultados possíveis. Dê valor à consulta! Tire todas suas dúvidas com seu médico oftalmologista

bottom of page