Laser para glaucoma Bauru.jpg

SLT - Uma excelente opção para Glaucoma

 

   A Clínica CEO-Bauru oferece aos pacientes com glaucoma de ângulo aberto (cerca de 90% dos casos de glaucoma) uma opção terapêutica capaz de substituir os colírios antiglaucomatosos.

 

   A trabeculoplastia a laser consiste na aplicação de laser na malha trabecular com o propósito de reduzir a pressão intraocular. Para explicar melhor, imagina que a pressão interna do olho aumenta quando há um desequilíbrio entre a taxa de produção e escoamento. A finalidade do SLT é justamente abrir a malha de drenagem na região entre a íris e a córnea e facilitar o esvaziamento do líquido intraoocular, chamado humor aquoso.

   Os colírios tradicionais usados para reduzir a pressão intraocular apresenta alguns inconvenientes como efeitos colaterais (irritação nos olhos, vermelhidão, sonolência excessiva, alterações na estrutura da retina, etc), e exige disciplina pois os colírios devem ser instilados em horários fixos, que podem levar confusão ou esquecimento. Estudos demonstram que a cada novo colírio acrescentado pelo médico oftalmologista, a aderência diminui em 20% a 30%.

  Em relação à eficácia do tratamento com laser, estudos sugerem que a trabeculoplastia seletiva pode promover um controle pressóricos comparável a uma única droga hipotensora (latanoprosta) no primeiro ano de acompanhamento. Embora haja redução na eficácia do tratamento a laser a longo prazo, o SLT possui a vantagem de poder ser reaplicado no mesmo paciente para melhor controle dos níveis pressóricos.

    A grande vantagem do laser consiste na rapidez do procedimento, na eficácia de sua ação e apresentar baixos efeitos colaterais. O procedimento deve ser contraindicado na presença de processo inflamatório agudo ocular, síndrome ICE (rara) e glaucoma congênito (raro).

  Entenda mais neste vídeo ilustrativo abaixo como funciona o SLT e agende uma consulta na Clínica CEO-Bauru para mais informações.

Equipamento SLT - ellex solo - disponível na Clínica CEO-Bauru

slt glaucoma bauru.png