ANESTESIA CATARATA.jpg

Anestesia na cirurgia de catarata

   Ao contrário de muitos procedimentos cirúrgicos que necessitam de injetar substâncias anestésicas com seringa e agulhas, a cirurgia de catarata pode ser realizado apenas com colírios anestésicos.

   Esta é a rotina adotada no nosso serviço pois diminui riscos como infecção, perfuração ocular, paralisia muscular e o inconveniente da dor pela aplicação da agulha. O implante de lentes intraoculares dobráveis permitem a instilação de colírios tópicos, conferindo melhor qualidade visual e menos inflamação.

   Em raras exceções, quando há preferência pelo implante de lente não dobrável (geralmente as lentes nacionais), um bloqueio anestésico é bem indicado. Vale a pena destacar a importância de se fazer um boa avaliação pré-cirúrgica. Por exemplo, pacientes que possuem algum problema de saúde e que utilizem  anti-agregante plaquetário, como aspira ou varfarina: estes pacientes não podem ser submetidos à anestesia peri-ocular pelo risco de hemorragia e disfunções graves da circulação.

    É importante ainda ressaltar que a Clínica CEO-Bauru realiza cirurgias de catarata com médico anestesista para garantir maior segurança e conforto aos nossos pacientes, independente do tipo de anestesia ocular.